SEJA NOSSO LEITOR REPÓRTER

MANDE VÍDEOS OU MENSAGENS COM INFORMAÇÕES DE INTERESSE DA COMUNIDADE, NO WHATSAPP:

(71) 98152-1147
  • Página Inicial
  • Bahia
  • Brasil
  • Cidade
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Turismo
Menu
  • Página Inicial
  • Bahia
  • Brasil
  • Cidade
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Turismo

Operação apreende mais de 500 quilos de carnes e queijos impróprios na Bahia

by Yancey Cerqueira
3 de junho de 2026
A A
Operação apreende mais de 500 quilos de carnes e queijos impróprios na Bahia

Foto: Divulgação / Ascom / PC/BA

Fiscalização conjunta identificou produtos sem procedência comprovada, com registros falsificados e armazenados em condições inadequadas

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Bahia e da Adab (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) apreendeu aproximadamente 530 quilos de carnes e queijos que seriam comercializados irregularmente, nesta quarta-feira, 3/6, no município de Lauro de Freitas. A Operação Procedência tem como objetivo combater a produção e a comercialização clandestina de produtos de origem animal na Região Metropolitana de Salvador.

A ação foi deflagrada após comunicação encaminhada pela Adab à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), relatando a existência de locais utilizados para a produção e comercialização irregular de produtos cárneos sem a devida autorização sanitária, situação que representava grave risco à saúde pública.

Durante fiscalizações realizadas simultaneamente nos bairros de Itinga e Fazenda Cassange, equipes da Decon, da Adab e da Visa (Vigilância Sanitária) constataram diversas irregularidades sanitárias e apreenderam cerca de 530 quilos de carnes e queijos sem comprovação de procedência, com registros sanitários falsificados e armazenados em condições inadequadas de conservação.

Os produtos apresentavam sinais de deterioração e foram considerados impróprios para o consumo humano pela equipe técnica da Adab, que adotou as medidas administrativas cabíveis para a inutilização e o descarte do material apreendido.

Além da ausência de documentação que comprovasse a origem dos produtos, foram identificadas irregularidades relacionadas à manipulação, ao acondicionamento e à comercialização dos alimentos, circunstâncias que colocavam em risco a saúde dos consumidores.

As investigações prosseguirão para identificar todos os responsáveis pelas irregularidades constatadas, bem como apurar eventuais infrações penais e administrativas relacionadas à produção e à comercialização clandestina de alimentos.

Fonte: Guilherme Santos / ASCOM / PC BA

Relacionado

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 - BahiaON - www.bahiaon.com.br - Todos os direitos reservados