Guarnições da Operação Apolo recuperaram, em um único dia, quatro veículos roubados e prenderam dois homens suspeitos de desmanche e um por receptação. Os casos ocorreram na sexta-feira, 18/2, nos bairros de Cidade Nova e Uruguai, na capital baiana, e em Itinga, município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Na primeira ocorrência, policiais militares patrulhavam o bairro de Cidade Nova quando se depararam com um táxi, que fugiu da guarnição. O veículo foi encontrado pelos PMs logo em seguida, abandonado na 2ª Travessa da Manchúria. Ninguém foi preso.
O segundo caso ocorreu no Uruguai. Militares que faziam rondas pela Rua Mascarenhas de Moraes, avistaram dois homens próximos a uma motocicleta. Desconfiados de que o veículo estaria sendo desmanchado, os policiais abordaram os suspeitos e constataram que a moto possuía restrição de roubo. Os dois homens foram presos.
Outra guarnição da Operação Apolo patrulhava a Av. Luís Viana Filho (Av. Paralela), quando se deparou com um HB20 que, diante da aproximação da guarnição, fugiu. Os policiais iniciaram o acompanhamento, alcançando o veículo em Itinga, município de Lauro de Freitas. Com o condutor, que estava acompanhado do filho de apenas 7 anos de idade, foram encontrados sete pinos de cocaína e a chave de outro veículo, além daquele que ele conduzia. Após verificação, os PMs constataram que ambos os veículos eram roubados e ostentavam placas clonadas.
Nos dois primeiros casos, os veículos recuperados e os homens presos foram apresentados na DRFRV (Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos). Na última ocorrência, o homem detido e os carros apreendidos foram encaminhados à 27ª DT, onde a criança foi entregue aos cuidados de familiares.
Operação
Com o apoio do Graer (Grupamento Aéreo da PM) a Operação Apolo realizou na sexta-feira, 18, em pontos que apresentam maiores ocorrências de roubos a veículos na capital e RMS, uma operação com aplicação de aeronaves e viaturas terrestres.
Esse método de policiamento que já é usado pela Polícia Militar da Bahia na Operação ‘Vetor Aéreo’ que tem como finalidade localizar suspeitos e prevenir os CVLIs (Crimes Violentos Letais e Intencionais) passa a ser também utilizada para coibir Crimes Contra o Patrimônio. “A Vetor tem dado bons resultados na preservação de vidas. Então, passaremos a realizá-la para ações de combate a roubos a veículos”, explicou o comandante da Operação Apolo, major Carlos Emiliano.
Fonte: DCS / PM/BA