A carga do medicamento, de alto valor comercial, foi localizada em um ônibus interestadual após denúncia anônima
A Polícia Civil da Bahia apreendeu, no sábado, 4/7, uma carga com 124 ampolas de tirzepatida 15 mg, substância conhecida comercialmente como mounjaro. A ação ocorreu durante uma operação realizada no anel viário de Vitória da Conquista, após uma denúncia anônima.
Segundo a investigação, equipes da DRFR (Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos) de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, receberam informações de que a carga estaria sendo transportada em um ônibus interestadual que passaria pela cidade neste fim de semana. Durante a abordagem ao veículo, os policiais localizaram uma caixa contendo as ampolas. O medicamento era transportado sem o acondicionamento e a refrigeração exigidos para a conservação, em desacordo com as recomendações do fabricante.
Além disso, a entrada e a comercialização da substância, utilizada no tratamento do diabetes tipo 2 e que também tem sido procurada para fins de emagrecimento, dependem de autorização dos órgãos competentes, o que pode configurar crime de contrabando e infrações sanitárias, caso sejam constatadas irregularidades.
Todo o material foi apreendido e encaminhado à unidade policial. Como o responsável pela carga não estava no ônibus, apenas o motorista foi ouvido para prestar esclarecimentos. As investigações continuam para identificar a origem e o destino da carga, verificar a regularidade e apurar possíveis infrações penais e sanitárias relacionadas ao transporte e à comercialização da substância. O material passará por perícia oficial.
Fonte: Anderson Oliveira / Ascom / PC/BA




