PT de Iaçu fica sem candidatos este ano

4

A eleição do diretório municipal foi questionada pela chapa derrotada e a decisão se arrasta a espera da manifestação da Executiva Nacional

A eleição correu no mês de setembro passado, a chapa derrotada por 21 votos a 7 questionou, mas sem apresentação de provas tácitas e, por conveniência, a direção da Executiva Estadual se esquivou e enviou a reclamação para a Executiva Nacional, o que deve provocar defecções no PT de Iaçu, que devem ser desastrosas para o partido na cidade, na Chapada Diamantina a 271 km de Salvador.

A eleição em ambiente amistoso foi acompanhada pela redação do bahiaon.com.br e, após o resultado, os derrotados manifestaram indignação pelo acachapante placar (21 a 7) e disseram que adotariam medidas para “macular o pleito”.

Umas das alegações foi a não divulgação do evento por parte da presidente eleita, Débora Gomes. São 54 aptos a votar e, inclusive, a Rádio Paraguaçu FM (maior órgão de comunicação da cidade) divulgou, além de mensagens enviadas via redes sociais.

De novo

Essa atitude da Executiva Estadual de não julgar até hoje (6 meses depois) os pedidos de Lilian Rafaella, candidata derrotada na eleição do diretório municipal, Kalypsa Kardinaly e Sarana Kelen – apoiadoras – inviabiliza a apresentação de candidaturas para a eleição municipal de 4 de outubro deste ano.

O fato se repete como ocorreu em 2016 quando o PT ficou sem candidatos a vereador na cidade, de 25 mil habitantes, e receita anual de R$ 66.961.429,19.

Uma debandada deve ocorrer dentro do partido.

Uma das maiores lideranças do PT na cidade, Micherlanne, já se transferiu para o PSD (Partido Social Democrático), e outras podem ter ocorrido, inclusive, de os integrantes do diretório municipal. Ele disse que é inacreditável o que ocorreu e, por isso, teve que mudar de sigla contra a vontade para não repetir 2016.

Embora preguem democracia, alguns entendem que o regime é bom quando eles participam do poder (municipal, estadual, nacional ou em órgãos ou entidades) para exercerem algum tipo de influência.

A redação entrou em contato com a presidente eleita do PT de Iaçu, mas ficou sem retorno.