A cidade de Riachão do Jacuípe recebeu, na Bacia do Jacuípe a 185 km de Salvador, nos últimos dias 22 e 23, a visita da equipe técnica do projeto ‘Educação Inclusiva – Todas as Escolas são para Todos os Alunos’. Desenvolvido pelo Ministério Público do Estado da Bahia, o programa busca assegurar a oferta da educação especial inclusiva às pessoas com deficiência. A Escola Municipal Maria Ferreira Martins foi escolhida como piloto para a implantação do projeto na cidade. O encontro teve a finalidade de prestar auxílio técnico e legal aos profissionais da rede municipal de ensino, capacitando-os para a efetivação do direito à educação de alunos com deficiência.
Durante os dois dias, a equipe técnica do projeto, gerenciado pela promotora de Justiça Cintia Guanaes, ministrou palestras e oficinas direcionadas a professores, coordenadores e psicopedagogos. A promotora de Justiça Analízia Freitas, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Riachão do Jacuípe, também esteve presente durante as atividades, que foram orientadas pelo pedagogo Dalmo Araújo, coordenador de educação inclusiva da Rede SESI Bahia de Educação; pela psicomotricista Edinei Garzedin; e pela pedagoga Iracema Lemos, do Ceduc (Ceduc Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação do MP).
Na oportunidade da visita da equipe do ‘Educação Inclusiva’ a Riachão do Jacuípe, os prefeitos dos municípios vizinhos de Ichu, José Gonzaga Carneiro, e de Pé de Serra, Edgar Miranda, também assinaram o termo de adesão ao projeto. Os prefeitos se comprometeram a criar e manter uma equipe multidisciplinar para auxiliar os professores nas estratégias de ensino para alunos com deficiência, garantir formação continuada para os professores da rede e garantir oferta de AEE (Atendimento Educacional Especializado), entre outras obrigações.
Fonte: Ascom MP/BA