Um dos homens confessou ser o autor do crime de estupro de vulnerável
Três criminosos, foragidos da Justiça, foram capturados no sábado, 30/7, em Salvador, pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da SSP (Segurança Pública). Um deles confessou ser o autor de um estupro de vulnerável.
Conforme a SSP, um homem procurado por assalto foi localizado após circular por um dos pontos monitorados. O Cicom (Centro Integrado de Comunicações) informou a guarnição da PM mais próxima da ocorrência e o suspeito foi abordado. Ele foi levado para a Polinter, a fim de cumprir o mandado expedido pela Vara Criminal de Salvador.
A equipe do Cicom voltou atuar depois de receber mais um alerta do Reconhecimento Facial para outro possível foragido, também pela prática de roubos. A equipe da PM foi direcionada novamente ao local e efetuou a abordagem. Na Polinter, o mandado de prisão foi cumprido.
Mais tarde, um homem que possuía mandado de prisão por estuprar uma adolescente, com menos de 14 anos de idade, foi capturado com o auxílio da ferramenta. O sistema apontou pouco mais de 90% de semelhança. Segundo a SSP, ao ser abordado, o homem confessou ser o procurado.
Ele foi apresentado na Polinter. No bairro da Piedade, na unidade da Polícia Civil, os investigadores concluíram a identificação humana e cumpriram o mandado expedido pela Justiça. Ele passou por exames no DPT (Departamento de Polícia Técnica) e, na sequência, será encaminhado para o sistema prisional.
Com os novos flagrantes, a ferramenta tecnológica da SSP chega à marca de 336 foragidos da Justiça presos em Salvador.
Fonte: Ascom SSP/BA