A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 25/3, a Operação ‘Olhos D`ouro’, com o objetivo de instruir investigação relativa à mineração ilegal de ouro, no município de Santaluz, na Região Sisaleira a 260 km de Salvador.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma residência, um galpão comercial e uma propriedade rural, de onde está sendo retirado minério, conhecido como “rejeito”, para posterior extração de ouro.
Foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão.
Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva.
Exploração infantil
Também hoje Polícia Federal deflagrou a operação Infância Protegida, cumprindo mandado de busca e apreensão na cidade de Tanque Novo, na Chapada Diamantina, a 766 km da capital baiana, como parte de uma investigação relacionada ao armazenamento, disponibilização e venda pela internet de material de abuso sexual infantojuvenil.
A ação faz parte de uma investigação que vinha sendo desenvolvida há meses com base em denúncias e evidências coletadas por meio de monitoramento digital e colaboração internacional.
Foram reunidas provas de que o investigado era o administrador de um grupo com cerca de 2.700 participantes, onde compartilhava material contendo cenas de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. Também foi verificado que o mesmo tipo de material foi oferecido através de chat de rede social.
Os dispositivos eletrônicos, como computadores, celulares e HDs, eventualmente apreendidos serão submetidos a perícia técnica para identificação de conteúdo ilícito.
Fonte: Sucom / PF/BA