Uma parceria da Prefeitura de Riachão do Jacuípe, da Secretaria Municipal de Educação, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência/SAMU-192, deu início na quinta-feira, 5/9, ao ‘Projeto Samuca’ nas escolas. O Samuca traz informações necessárias aos estudantes de toda a rede municipal de ensino, estadual e privada sobre o o serviço do SAMU no município e em todo o território nacional.
Como e quando ligar? Sua importância e que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde.
O Samuca é apresentado nas escolas e os estudantes ainda conhecem as ambulâncias, a básica e a avançada com UTI móvel.
Todas as escolas públicas e privadas de Riachão do Jacuípe receberão a visita do projeto para que crianças e adolescentes conheçam o serviço SAMU.
“Neste dia, os alunos tiveram após explicação no pátio da escola, acesso às ambulâncias e toda a metodologia de atendimento do SAMU’, explicou Caroline Mascarenhas, responsável técnica pelo SAMU em Riachão do Jacuípe.
“O Samuca é fruto do SAMU, mas nós, enquanto Secretaria de Educação, abrimos as portas de nossas escolas para este projeto educativo e bastante essencial. Vamos sempre colaborar com o excelente serviço que é prestado a toda nossa população”, reforçou a secretária municipal de educação, Alessandra Oliveira.
O Projeto Samuca esteve na quinta-feira na Escola Municipal Manoel Inácio. O Samuca vai seguir visitando as escolas de sede e zona rural. Caso as ambulâncias estejam nas escolas no momento das apresentações do Projeto, e a base do SAMU receba informação de alguma ocorrência, as ambulâncias serão disparadas das próprias escolas para o atendimento e atendimento às possíveis vítimas.
Fonte: SAMU e Ascom / Riachão do Jacuípe