Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, analisaram e julgaram regulares as contas anuais de 12 Câmaras Municipais. Os processos foram julgados nas sessões das duas câmaras do TCM, realizadas na quarta-feira, 25/9. Pela manhã, os conselheiros que compõem a 2ª Câmara consideraram regulares – ainda que com ressalvas – as contas de cinco câmaras municipais, sendo três delas relativas ao ano de 2022 e as demais ao ano de 2023.
As contas de 2022 aprovadas são das Câmaras de Itabuna, de responsabilidade do vereador José Erasmo Ávila Martins; de Itatim (Alex Araújo dos Santos); e de Wagner (Helder Teixeira Leite). As outras duas contas, referentes ao ano de 2023, são da Câmara do município de Fátima, do José Rodrigo Batista Santana; e de Sítio do Quinto (Ancelmo dos Santos).
No período da tarde, os conselheiros da 1ª Câmara aprovaram mais sete contas de câmaras municipais. Quatro delas na íntegra, todas do exercício de 2023: da Câmara de Ipirá, do vereador Jaildo Santos Souza; de Itamaraju (vereador Jozeni Alves Bonfim); Conceição do Coité (José Jailmo Pereira Gomes); e Guaratinga (Luiz Eduardo Costa Santos). Já as contas referentes ao ano de 2022, da Câmara de Planaltino, sob administração de Evaldo Assis de Souza, foram aprovadas com ressalvas, assim como as contas referentes ao ano de 2023 de Boninal (de Valmir Alves da Silva) e Itajú do Colônia, da responsabilidade de Antônio Barros da Capela Filho.
Cabe recurso das decisões.
Fonte: Ascom / TCM/BA